Consultoria em Gestão e Operações

O conhecimento sobre os sistemas de gestão e melhoria de processos

Sistemas de gestão

Sistemas de gestión
As necessidades de ferramentas de gestão dentro das Organizações e as exigências do mercado, tornam cada vez mais necessária a implementação de Sistemas de Gestão nas mesmas.

 

A nossa experiência no âmbito da normalização abarca o desenvolvimento, implementação e suporte para a certificação / acreditação de Sistemas de Gestão de acordo com distintos modelos:

 

  • Gestão da Qualidade
  • Gestão Ambiental
  • Regulamento EMAS de Ecogestão e Ecoauditoia
    • Gestão energética
  • Sistema de Gestão da Energia
  • Auditorias energéticas.
    • Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.
    • Excelência na Gestão
  • Modelo EFQM,
  • Modelo FUNDIBEQ
    • Gestão da Competência Técnica
  • Laboratórios de ensaio e calibração
  • Laboratórios de análises clínicas
  • Entidades de Inspeção
    • Gestão da Acessibilidade
  • Requisitos DALCO
    • Gestão da I+D+i.
  • Sistema de GestãoI+D+i
  • Gestão de Projetos de I+D+i
    • Gestão da Segurança da Informação
  • Gestão de Serviços IT
    • Gestão de responsabilidade Social
  • Especificação SR-10 “Sistema de Gestão de Responsabilidade Social”
  • UNE ISO 26000 Gestão de Responsabilidade Social
  • SA 8000 “Responsabilidade Social Corporativa”.
  • SGE-21
  • AA 1000
    • Requisitos Setoriais:
  • Setor Alimentar
    • Inocuidade Alimentar”.
    • BRC e IFS para a gestão alimentar.
    • Produção agrícola controlada e modelo Global Gap.
    • Protocolos agroalimentares específicos clientes (TESCO, McDonalds, …)
    • Planos Gerais de higiene
  • Setor Aeronáutico
    • Requisitos Aeroespaciais, UNE ISO 9100
    • PECAL
  • Setor Sanitário
    • Enfoques Regionais
    • Produtos Sanitários
    • Segurança Paciente
    • Processos Assistenciais Integrados
  • Setor Turismo e Ócio
    • Normas de classificação turísticas segundo o subsetor
    • Sistemas de classificação

A estrutura comum a que apontam os referenciais mencionados, faz com que cada vez mais as Organizações tendam a integrar nos seus Sistemas de Gestão os requisitos incluídos em vários dos modelos mencionados anteriormente.

Além disso, a EUROCONTROL tem ampla experiência em outras atividades/ serviços relacionados com os modelos de gestão normalizados:

  • Realização das Auditorias Internas que requeiram as normas mencionadas anteriormente.
  • Suporte no decurso das auditorias do Organismo Certificador de maneira presencial
  • Manutenção de Sistemas de Gestão, tanto em trabalhos de assessoria como no desempenho das funções próprias do responsável do Sistema de Gestão (outsourcing).
  • Desenvolvimento de “projetos agrupados” ou “multisite”, implantando Sistemas Normalizados em organizações com numerosos pontos de prestação de serviços, através da realização de grupos de trabalho. Este tipo de projeto gera um benefício com base nas suas sinergias, tanto desde o ponto de vista económico como desde o ponto de vista técnico, ao planear uma fase comum que permite partilhar conhecimentos.

Soluciones a Medida

Esta tipologia de serviço de consultoria está focalizada em dar resposta às necessidades específicas que nos transmitem os nossos clientes. Estas necessidades podem passar pelo desenvolvimentos dos seguintes serviços:

 

Atividades Manuais

Com o desenvolvimento deste tipo de projetos as organizações pretendem dar um primeiro passo na homogeneização de comportamentos e atividades relacionados com a gestão dos distintos procedimentos internos desenvolvidos, de maneira independente aos modelos normalizados existentes. As atividades manuais, realizadas por várias pessoas,  leva à definição de critérios gerais de atuação, avançando-se na definição de procedimentos de atuação e responsabilidades e na definição de fluxos de informação e na consciencialização e implicação do pessoal.

 

Projetos de gestão por processos

Passar à gestão por processos significa estabelecer um Sistema de Gestão que assegure que as decisões tomadas numa Organização estão sustentadas pelos resultados obtidos nos processos que se levam a cabo na mesma. Este tipo de projetos é composto normalmente pelas seguintes fases:

  • Identificação dos processos na organização, o que inclui a sua definição e descrição documentada na qual aparecem os critérios e responsabilidades associadas a sua realização.
  • A identificação e definição dos indicadores que aportem o máximo de informação sobre se os processos estão a alcançar os resultados planificados, proporcionando um quadro de comando para a Direção.
  • O estabelecimento dos parâmetros adequados para os indicadores identificados, de maneira alinhada com o enfoque estratégico da Organização.

 

Construção de quadros de estratégias globais

As estratégias indicadas pela Direção levam associado o estabelecimento de uma série de objetivos nos distintos níveis da Organização. O seguimento destes objetivos deve-se realizar através de um Quadro de Indicadores de Gestão da Organização, que proporciona as seguintes vantagens:

  • São a base para a tomada de decisões nos distintos níveis de Gestão.
  • Proporcionam à Direção uma informação contínua sobre o andamento dos processos e atividades dentro da organização.
  • O “simples” facto de medir, faz que o pessoal da Organização enfoque os seus esforços em conseguir os resultados esperados.

 

Grupos de Melhoria

O objetivo deste tipo de projetos é o de formar os profissionais da própria organização em técnicas de comunicação, motivação, animação, liderança, etc, que permitam liderar Grupos de Melhoria Contínua, para que implementem uma dinâmica de trabalho efetivo capaz de dinamizar o grupo, aportando soluções criativas e problemas e/ou melhorias de serviços e processos de uma forma eficiente.

 

Planos estratégicos

Articulando os objetivos a curto e longo prazo, que aportem um equilíbrio entre estes, os resultados desejados e as atuações necessárias para a consecução destes resultados, tudo isto desde o ponto de vista das quatro perspectivas definidas como eixos principais de um Plano Estratégico:

  • Perspectiva financeira
  • Perspectiva do cliente
  • Perspectiva do processo interno
  • Perspectiva de formação e crescimento

 

 

Diagnósticos de Gestão e planos de Melhoria

Consiste em realizar análises externas por profissionais qualificados e com experiência, de maneira que se permita proporcionar à Direção de uma Organização uma visão Independente. Neste tipo de diagnósticos analisam-se todos os aspetos da Gestão, incluindo a Gestão Económica e Financeira, Qualidade, Pessoal, Ambiente, Produção, Estratégias, etc.

Como resultado entrega-se um relatório detalhado incluindo de forma objetiva, debilidades e pontos fortes, assim como um Plano de atuação que articule a correção das carências detetadas.

 

Por último assinalar que os profissionais da Direção de Consultoria contam com mais de 20 anos de experiência nacional e internacional no desenvolvimento de Projetos de Consultoria no âmbito de Sistemas de Gestão à disposição dos seus clientes, aportando uma ampla carteira de referências em distintos setores que validam a excelência dos serviços prestados e a satisfação dos seus clientes, tanto com as atuações como com os resultados obtidos.

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